27.2.06

COMO É QUE ISTO ACONTECEU?

PELA BOCA MORREM OS PEIXES !
Baía, que tanto se indignou por ter sido substituído, na selecção, por um frangueiro, teve ontem (mais) uma oportunidade de mostrar o porquê dessa revolta. Sim, Baía mostrou que nesse particular está (pelo menos) à altura de Ricardo (bem, esta talvez seja exagero...). E Ricardo, assistindo ao jogo, percebeu que tem o lugar na selecção em perigo. Ele sabe o que todos os treinadores sabem: para pôr uma equipa a jogar ao ataque, não há como convencê-la da insegurança do guarda-redes!
Ah, e já agora, como explicar este frango do Baía? Verdadeiramente não sei. E só um verdadeiro especialista na matéria o poderá explicar. Perguntem ao Ricardo!

26.2.06

DUAS VEZES NO MESMO ANO !

BENFICA 1 - PORTO 0
O IMPORTANTE NÃO É GANHAR, MAS É BOM GANHAR !
Mesmo num Estádio que não encheu...

O teu lugar ficou vazio, Carol! Fizeste falta nas bancadas.
E não viste um grande BENFICA.

O Orelhas manda dizer-te que os dois últimos Campeões Europeus perderam connosco na mesma semana. Isto diz-te alguma coisa?

CAMPO DE DESCONCENTRAÇÃO

Antes de mais um Benfica - Porto, a família foi para o campo da bola dar uns toques. Aliviar do nervoso miudinho? Nem por isso. O que acontecer, acontecerá. É sobretudo o tempo de descontrair, de todos nos sentirmos heróis uns dos outros, bons de pés, bons de cabeça, bons de tudo, em suma, uns magos da bola. Cada bola ao lado, cada bola ao ferro, aqui tem graça, rimos, gritamos, mas não nos irritamos nem nos zangamos nem nos lamentamos excessivamente. Cada defesa que fazemos, por simples que seja, é comemorada pelos outros como se extraordinária fosse. Somos uns craques e uns tecnicistas de meia tijela, mas sentimo-nos os maiores. É esse o espírito do jogo da bola.
Mas logo à noite, no Benfica - Porto, tudo vai ser diferente. Cada bola ao lado, cada bola ao ferro, motivará profundos suspiros de alívio ou de raiva, conforme os lados, provocará zangas e lamentos excessivos. O maior dos esforços de cada jogador será tido como pequeno se não obtiver resultados práticos.
Ganhar, ganhar, ganhar, ganhar sempre, está na moda. É essa a palavra de ordem. Mas hoje eu já ganhei o que queria: uma hora de diversão, de jogo de bola, com os putos. Não preciso de mais vitórias.
Mas era tão bom que o Benfica ganhasse...

21.2.06

JÁ SOMOS SEIS MILHÕES E SEIS

BENFICA 1, LIVERPOOL 0

Antes do jogo com o Liverpool, Mário Duarte contactou o Blog para dizer que finalmente decidiu aderir ao Benfica. Explicou essa atitude dizendo que está habituado a sofrer muito ao longo dos campeonatos de futebol e que, por isso, é no Benfica que agora se sente bem.
Mas, explicou, torna-se no Benfiquista 6 000 006 com muito crer e com muita confiança na equipa. E para o demonstrar, prometeu que, se o Benfica ganhasse ao Liverpool, ofereceria o próximo jantar dos binários da Escola. Ele próprio servirá esse jantar, vestido a rigor. Ficamos à espera, Mário.
Reparem na pose dele. É a pose de quem diz: "então, o que é que queriam, isto é o mínimo que eu podia fazer pelo maior clube de Portugal". Ah, ganda Mário, temos Benfiquista!

8.2.06

GANHAR ASSIM É QUE É BOM

BENFICA 5 - NACIONAL 3
1. "O que é Nacional, é bom" - conhecemos esta frase da publicidade. E eis que, de súbito, esta frase faz mais sentido. O Nacional é uma boa equipa e vendeu bem cara a derrota. Isso é verdade. Mas foi bom ver um Glorioso que acreditou sempre em si próprio e que esteve em campo para dar um "agradinho" aos seus adeptos. Sentiu-se isso na equipa, essa grande vontade de mostrar valor aos que acreditam no seu valor (e Koeman deu um grande sinal de ser o 1º a confiar neles). "Pior do que não conseguir, é não tentar". Tentaram e conseguiram: parabéns, Benfica!
2. "O que é Nacional, é bom" - conhecemos esta frase da publicidade. E eis que, de súbito, esta frase faz mais sentido. O Benfica é uma equipa verdadeiramente Nacional e hoje assumiu isso do princípio ao fim. Não interessou só ganhar: foi importante jogar para o espectáculo. Se tantas oportunidades de golo começarem a ser aproveitadas, esta equipa vai ser um caso sério: venha de lá outra vez o Sporting, na próxima eliminatória, pois quem ganhou assim ao Nacional, voltará a fazer o mesmo a uma equipa que concorre com o Nacional para ir à Taça UEFA :-)
3. Este jogo é uma lição para os meus alunos que vão ter teste na 6ª. Já sabem: acreditar, acreditar sempre que são capazes. Já sabem: lutar, lutar sempre, lutar até ao fim. Já sabem: podem não conseguir, mas o pior é não tentar ou até desistir. Já sabem: a sorte protege os audazes: hoje protegeu o Benfica, na 6ª protegerá outros. Já sabem: eu quero ser o vosso Koeman, confiando nas vossas capacidades e na vossa força de vontade e celebrando convosco o vosso sucesso!

6.2.06

PERDER ASSIM É QUE É TRISTE

LEIRIA 3 - BENFICA 1
Vão longe os tempos em que Luisão decidia jogos... na outra baliza!
Ei-lo, aqui, a perder a bola que fará o 2-0.
Saudades de uma defesa à moda de Trapatoni?
Pensando nos pontos, sim.
Pensando no jogo espectáculo, não.
Afinal, queiramos ou não, o futebol assim é que nos dá gosto.
Até porque é mesmo assim que nos custa perder.
Eis uma pequena amostra:
Nuno Gomes
Ricardo Rocha
Manuel Fernandes
Robert

É isto que nos enche deste grande conflito interior: gostar de ver a nossa equipa a jogar e ter pena de a ver perder... Eu gostei muito de ver o Benfica jogar. Podia ter goleado, podia ter levado mais, foi um belo jogo. Mas prefiro isto a ganhar jogos sem gosto nem merecimento, ter de me render aos filhos que preferem ver as novelas da TVI do que um jogo intragável. E viva o futebol!
Mas agora reparo - eu disse que tive pena. Ai o que eu fui dizer: pena. Algo me assusta nessa palavra. Talvez porque o próximo jogo será com o Pena...fiel! Premonitório?

4.2.06

NÃO ERA NEVE...

Segundo ouvi dizer,
aquilo que inundou de branco muitas zonas do país.
não eram flocos de neve:
eram as penas da Águia!
Por isso, cuidado para hoje: em Leiria também faz frio!