DEIXAI-OS SER FELIZES
Reparem nos gráficos de acesso a este Blog. Que nos dizem eles? O 1º diz que a procura seguiu uma tendência descendente e que depois disparou. O 2º diz que, na última semana, quando a procura disparou, os clientes tornaram-se subitamente muito impacientes (o nº de “Page Views” passou a ser o dobro do nº de visita). O que é que eu coloquei no Blog que justifique esse aumento da procura e essa impaciência dos clientes? Um novo post? Nada, no Blog não aconteceu absolutamente nada! Foi algo exterior ao Blog que provovou tudo isso…
Há uns anos atrás (dava a Internet os primeiros passos na escola) fiz uma experiência que ficou famosa: criei vários sites, cada um com o seu contador de acessos (coisa banal, hoje em dia…). Ao fim de um mês analisei os resultados: um dos sites quase não foi visto; outro (o de apoio às aulas) “foi visto” (poucas centenas de acessos); mas outro site foi “muito visto”. Aliás, foi mesmo muitíssimo visto: digamos que, num mês, teve quase 100.000 acessos!!! Um verdadeiro susexo. Que oferecia este site assim de tão significativo? Isso mesmo: uma só frase composta por alguns termos de calão hardcore. Não me perguntem aonde fui eu aprender esses termos: o importante é perceber que os escolhi de forma a “despertar” o interesse pelo site junto de um público que defini como alvo. A indexação do site em motores de busca fez o resto. Isto, hoje, é um truque banal.
A divulgação deste novo Blog foi muito mais restrita: foi feita praticamente apenas junto de pessoas com o complexo da melancia. Fui aconselhado a desistir da ideia, “esse pessoal não vai ligar nenhuma”. Mas eu tinha cá uma grande fezada na grandeza do meu clube. E tinha razão: o Blog atingiu o Pico de Audiências após o Benfica-Sporting!
Isso mostra como a força do meu Benfica não está só nos 6 milhões e 5 tipos que puxam por ele: está também nos outros 3.999.995 portugueses que nos invejam! Não é gozo, é verdade: foram sobretudo esses que vieram o Blog nestes dias, que me desafiaram “liga lá isso”, “despacha-te a abrir isso” (vejam as mensagens que chegaram até hoje: quase tudo pessoal com o complexo da melancia…).
“O Benfica perdeu, nós ganhámos ao Benfica” – eis a suprema Glória dos nossos amigos Lagartos… Será que quando eles ganham, p. ex., ao Estrela da Amadora, ao Paços de Ferreira ou à Académica (o que, por acaso, este ano não aconteceu em nenhum dos casos, mas pronto, vale só como exemplo…) festejam desta maneira? Será que, nessas alturas, eles procuram Blogs sobre o Estrela, sobre o Paços e sobre a Académica? Não, claro que não. Com o Benfica é que dá gosto, porque o Benfica é o Benfica, o Glorioso. Ninguém inveja o Estrela, nem o Paços, nem a Académica e muito menos … o Sporting. Mas todos invejam o Benfica. Isso é que dói a muita gente!
Mas voltemos ao 2º gráfico, àquele que mostra que os visitantes do Blog tornaram-se subitamente muito impacientes. Porque aconteceu isso? Claramente porque estamos a lidar com visitantes dominados por pensamentos semelhantes a: “Como é que o tipo se vai sair desta?”, “é a nossa hora de vingar tantas humilhações”, “agora é que o tipo vai perceber o que custa perder”, etc. Confessem, oh Lagartinhos, é isso que pensam, não é?
Pois bem. Lamento desiludir-vos, Lagartinhos, mas sobre o assunto só tenho isto para dizer: a derrota foi absolutamente merecida! Felizmente não falhámos nenhum golo de baliza aberta, não perdoaram nenhuma grande penalidade ao Sporting, não jogámos bem, não foi só uma questão de azar, não foi um resultado injusto, nenhum dos nossos bons jogadores se lesionou, nenhum dos nossos foi expulso. Não, nada disso. Simplesmente jogámos muito mal! Uma autentica porcaria, o nosso jogo. Se coisa houve que não merecemos neste jogo foi ter marcado um golo, ainda para mais sem ter o prazer de ver o Ricardo a dar um frango!
Pronto, perdemos e perdemos bem. E agora? Vamos agredir o treinador? Vamos despedi-lo e contratar o Oceano? Nada disso. A equipa tem estado bem (fez mais no último ano do que nos outros últimos 10), simplesmente fez o pior jogo da temporada. E como um mal nunca vem só, logo foi isso acontecer no dia em que o Sporting se excedeu! Paciência, não há mal que sempre dure, como não há bem que não acabe…
Só tenho receio duma coisa: que na Luz se volte a pensar que não há problema em perder com os mais fracos. Há, sim senhor: se perderam com o Sporting, ao menos tenham cuidado com o Leiria!
Quanto ao resto... DEIXAI-OS SER FELIZES!
Nota: nos próximos dias escreverei sobre o que espero deste Blog.